Páginas Lentas 2

Filipa Duarte

Gouveia Osório, Escritor/Poeta escreveu um dia: – “Filipa Duarte é poeta, de cujo ferrete se não livra. Já nasceu assim e que lhe havemos de fazer! Mora nas nuvens (oficialmente em Tondela). Cabeça muito no ar (e muito bem) como depreciativamente se diz dos que oficiam no Parnaso e tangem a lira. Mas isso só porque congemina o verso. Não se lhe leve a mal, que sem o divino sopro da poesia que houvera de ser deste mundo prosaico tão cheio de publicidade e rendas de casa pela hora da morte! Se a poesia pode estar no cano duma espingarda com um cravo dentro! Se a poesia é cor, é perfume, é a quintessência do espírito, a redenção do homem neste labirinto de contradições e ódios! Se só ela é a calma e a serenidade; e um sorriso de criança; e a luminescência duma estrela ou um dilúvio da madrugada!

Filipa Duarte nasceu, estigmatizada, quando cantarolava qualquer passarinho, abria uma flor ou o sol morria nos píncaros do Caramulo. Daí o tal ferrete inato e o seu enamoramento. Contemplativa, sensível como a sensitiva, vibrante a um nocturno de Chopin, sempre lhe haverá de cair uma lágrima quando a incompreensão do mundo a postergue do sonho em que vive. Senhora de certos mistérios da Natureza, sabedora do germinar da semente, do porquê do rubro da papoila, do abraço da gavinha, do perfume do alecrim, tem no seu sorriso a afabilidade que encanta; a volúpia no dizer; a cadência de cada verso do seu mundo íntimo. Deixemos Filipa Duarte continuar a espalhar pétalas sobre os caminhos da vida já que é esse o destino dos poetas”.

Filipa Duarte escreveu e publicou 12 livros, marcou presença em várias Antologias, corrigiu livros, foi júri de selecção em Jogos Florais, e tem sensibilizado, ao longo de vários anos, muitos jovens das Escolas para o gosto de lerem e escreverem Poesia. Faz semanalmente, para duas rádios, “Momentos” e “Improvisos” onde a Poesia é o tema principal. É esse o seu respirar!

Nas Páginas Lentas 2 tem alguns poemas que traduzem a relação do Homem com a Natureza, relação bela, mas por vezes controversa.

Transcrição integral do artigo retirado de
https://paginaslentas2.blogspot.com/2010/01/filipa-duarte.html