01.04.2014 » Semana da Leitura com a Poetisa “Filipa Duarte”

O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de Março e foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO, a 16 de Novembro de 1999.

O Dia Mundial da Poesia celebra a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, criatividade e inovação. A data visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa.

A poesia contribui para a diversidade criativa, usando as palavras e os nossos modos de perceção e de compreensão do mundo.

Para assinalar o Dia da Poesia, esteve no nosso Agrupamento a poetisa Filipa Duarte, que nos presenteou com um dia de poesia versando a língua portuguesa, com vários poemas de autores Lusófonos e da própria poetisa. Houve uma partilha pelo gosto de poesia, onde a assistência declamou com a autora. Esta atividade foi direcionada para os alunos do 1º Ciclo, de Montalvo, e para o 8º ano, da Escola Luís de Camões.

Filipa Duarte começou a escrever poesia aos 16 anos, mas só em 1976 publica, pela primeira vez, poemas seus. Pertence à Associação Portuguesa de Poetas desde 1988. O seu nome verdadeiro é Maria de Lurdes Marques de Loureiro Silva. É natural do concelho de Tondela, onde reside desde 1975. Viveu 25 anos em Angola, na cidade de Nova Lisboa (hoje Huambo).

É engenheira Agrónoma de profissão, tem ainda o Mestrado em Agricultura, Ambiente e Mercados. Desempenhou funções no Instituto de Investigação Agronómica de Angola e na Estação Agrária de Viseu ao longo de 39 anos.

Transcrição integral do artigo retirado de
https://bibliotecasescolaresconstancia.blogspot.com/2014/04/semana-da-leitura-poetisa-filipa-duarte.html